O que é Portaria Inteligente e suas diferenças para uma Portaria Remota ou Portaria Virtual.

A portaria remota, virtual ou inteligente, é hoje uma grande aliada da segurança de prédios e condomínios, além de colaborar na redução de custos dos mesmos. Mas como é uma tecnologia ainda recente, muitas pessoas ainda têm várias dúvidas com relação ao seu funcionamento e existem diferenças importantes entre elas em termos não só de custos mas também de funcionamento e segurança envolvida.

Mas muita gente ainda fica sem saber como realmente funcionam esses sistemas e se eles realmente são mais seguros e econômicos do que porteiros convencionais. Se você é uma dessas pessoas que querem saber mais a fundo como os sistemas de portaria funcionam, então é só continuar lendo.

Resumidamente, a portaria remota é uma tecnica de permitir executar as funções de um porteiro à distância, isto é, a partir de uma central de atendimento, sem precisar ter um porteiro real na portaria do prédio. O porteiro à distância pode executar as mesmas funções de um porteiro no prédio. Mas como ele pode atender vários condomínios, é obtida uma redução do custo operacional. Claro que para isso, são necessários vários equipamentos eletrônicos que permitem fazer o atendimento à distância. 

O fluxo de entrada e saída de moradores, visitantes e entregas dentro do seu condomínio ou prédio é feito através de um gerenciamento à distância. Como? Com alta tecnologia, link dedicado de internet, sofisticado sistema de comunicação via voip e muito mais. Na portaria remota tradicional, todas as entradas e saídas de um visitante só são autorizadas remotamente. O porteiro remoto entra em contato com o morador, e depois de autorizado deixa o visitante entrar.

A Portaria Virtual é diferente disso, pois nesse caso todas as ligações são feitas para ramais internos do condomínio e somente os moradores atendem as ligações, isto é, sem o serviço de uma portaria remota que tem uma central de vidomonintoramento e que atende as ligações. Então nessa modalidade não há o custo de uma central de monitoramento e seus custos associados. Os próprios moradores são responsáveis pela liberação de acesso e não existe a figura do porteiro no prédio.

Como funciona o sistema de portaria inteligente ?

A Portaria Inteligente Homeweb tem um exclusivo recurso que permite redirecionar ligações da portaria para os moradores poderem atender e caso o morador não atenda a ligação é redirecionada para a central de monitoramento. Esse recurso permite configurar uma sequencia de chamada personalizada para cada morador, incluindo o interfone e telefones celulares. Então essa tecnologia permite combinar o melhor da portaria remota e o melhor da portaria virtual. Por isso é uma portaria inteligente. Essa personalização permite configurar o sistema de tal forma que ele se comporte como uma portaria remota ou uma portaria virtual ou da melhor forma, que é tentar primeiro achar o morador e nos casos em que ele não atender, a chamada ser atendida pela central de monitoramento.

A portaria inteligente monitora tão bem quanto um porteiro presencial. Isso é feito através de câmeras e as imagens são enviadas para uma central de monitoramento. De lá, profissionais especializados em monitoramento acompanham a movimentação de entrada e saída do condomínio através das câmeras instaladas. Todos os acesesos e liberações são registrados, com um log detalhado com a imagem, quem fez a liberação e data e hora. Seja a central de monitoramento ou os moradores, todos os acessos são controlados, registrados e passíveis de auditoria.

Para os moradores, o acesso é facilitado pelo uso de dispositivos de controle de acesso, como tags, biometria que permitem a entrada fácil como se fosse uma chave digital.

Porém o que acontece se o condomínio ficar sem internet ? No caso de uma portaria remota tradicional, tanto a comunicação por vóz quanto a visualização das imagens e os comandos de abertura deixam de funcionar. Já imaginou o transtorno disso ? Por isso é tão importante ter redundância no link de internet e normalmente numa portaria remota esse link tem redundância e é dedicado. No Homeweb as ligações são feitas via central de interfone do condomínio ou via módulo de GSM (celular), então não depende de voip e link de internet. Portanto, ao contrário de um sistema de portaria remota, não deixam de funcionar em caso de queda do link. Assim, o Sistema de Portaria Inteligente Homeweb é muito mais robusto do que sistemas de Portaria Remota.

Quais são os equipamentos necessários?

Os equipamentos necessários para o funcionamento de uma portaria remota variam muito de sistemas para sistemas. Alguns já são mais conhecidos que outros, mas todos garantem mais segurança e precisão no serviço prestado. Veja alguns deles:

Sistema de controle de acesso

São sistemas especializados em identificar um morador e autorizar sua entrada eletronicamente. Tipicamente são utilizados leitores de tag RFID, biometria, leitores de tag veicular, reconhecimento facial, tags ativos, controle remotos por RF e outras formas eletrônicas de identificar um morador por um dispositivo eletrônico. Então apenas pessoas autorizadas e cadastradas no sistema de controle de acesso conseguem entrar no condomínio. Um exemplo bem comum são os controles remotos usados para abrir o portão de veículos. Geralmente para pedestres são utilizados os dedos (biometria) e ou tags de RFID para acionar a abertura de portas, mas em alguns casos os sistemas de cartão também são usados. Existem vários modelos e fabricantes diferentes que variam muito em custo e segurança. A maior preocupação é com o recurso anti-clonagem para evitar fraudes e aberturas indevidas.

Rede e Internet

Para permitir uma boa visualização das câmeras e realizar os comandos à distância é preciso ter uma boa rede de internet, com redundância, e alta taxa de confiabilidade. Quando maior a dependência da internet mais caro são os sistemas e mais sofisticados os equipamentos. Como no Homeweb essa dependência não é tão crítica, normalmente são usados links de internet das operadoras de telefonia, tipicamente um link de fibra ótica, facilitando a implantação e investimento inicial.

Câmeras de vigilância

Mais conhecidas, as câmeras são as maiores aliadas nos sistemas de portaria remota. São elas que transmitem as imagens e até mesmo sons para as centrais, monitorando tudo não só em prédios e condomínios fechados, como também em centros comerciais.

Algumas podem ser usadas tanto em áreas internas quanto externas, em posições estratégicas. Outras possuem até mesmo visão noturna, microfones embutidos, alta definição de imagem e boa resistência para condições mais adversas, como chuvas ou ventos. Outro recurso comum é a gravação das imagens, permitindo recuperar imagens antigas, para verificar o que de fato aconteceu. 

Portas e portões eletrônicos.

Para permitir um acionamento à distância, tanto os portões quanto as portas precisam ser abertos de maneira eletrônica. Normalmente os acessos de veículos são com portões motorizados e com proteção anti-esmagamento. Os acessos de pedestres normalmente são feitos com fechaduras do tipo eletro-imã e mola de retorno e em casos mais sofisticados podem ser feitos com portas motorizadas.  Já quando existe o porteiro presente, normalmente os condomíniois não instalam portas motorizadas e sistemas de controle de acesso, pois o porteiro é que abre a porta para os moradores e prestadores de serviço. Então este é um ponto que normamente exige mais investimento na instalação de uma portaria remota. 

A portaria remota é mais econômica?

Sem dúvidas, pois ela permite reduzir o número de funcionários do condomínio. Tipicamente uma portaria 24h para funcionar bem tem 3 porteiros e um folguista. Então são 4 funcionários. E isto representa muitas vezes a maior parte das despesas de um condomínio.  A portaria inteligente tem um investimento inicial considerável, mas que em curto tempo é amortizado. Na prática, a redução do custo com portaria varia de 30% a 70%. Como esse é um dos principais custos do valor do condomínio essa economia se reflete na redução das taxas de condomínio.

Ao terceirizar o trabalho da portaria, o condomínio fica menos exposto à riscos de ações trabalhistas e não acumula um passivo da multa de rescisão de contrato de trabalho. Isso chega a ser um pesadelo para condomínios que tem funcionários muito antigos e cuja multa rescisória é altíssima.

A segurança é garantida com a portaria inteligente?

A portaria remota consegue ser bastante segura se for um sistema de qualidade. Afinal, são sistemas de câmeras de boa resolução que funcionam como olhos que nunca piscam ou saem para tomar um cafezinho.

Além disso, como não existe uma pessoa presente na portaria que pode ser rendida, a operação em si se torna muito mais segura.

Outro aspecto importante no HomeWeb é que as portas são monitoradas por sensores e todos os eventos de entrada ou saída são registrados tanto no equipamento que fica no condomínio quanto nos servidores hospedados na núvem. Isso ajuda muito a investigar os eventos e quem fez a liberação de acesso. Nada passa desapercebido, tudo fica registrado, com fácil acesso para auditoria.

Um dado favorável à portaria remota é revelado por uma pesquisa publicada revista Exame aponta que cerca de 70% dos porteiros adormecem no turno da noite. A Portaria Remota ou Inteligente elimina esse problema porque é feita por profissionais que são monitorados constantemente e normalmente trabalham em centrais de monitoramento com várias pessoas trabalhando juntas. Isso é outro fator importante, pois numa necessidade de ir ao banheiro, fazer uma pausa, o colega assume automaticamente a função garantindo assim o constante monitoramento e atendimento das chamadas.

Com essa tecnologia os moradores podem se sentir mais seguros, já que estão protegidos durante 24 horas, sem cessar, sem intervalo, sem pausa, sem falta. Se a energia elétrica acabar, o sistema conta também com no-break ou até mesmo geradores, que garantem a continuação do seu funcionamento. Isso é garantido tanto na central de monitoramento quanto no condomínio.

A tecnologia tem sido cada vez mais positiva para a melhoria da qualidade de vida e segurança das pessoas. A portaria remota e inteligente é um ótimo exemplo disso e tem conquistado o gosto de vários condomínios e prédios no Brasil.

Conheça a solução de portaria remota inteligente HomeWeb, nossa equipe e parceiros estão prontos para lhe atender e aguardamos seu contato.